Comprar links é o mesmo que pagar para ter amigos

October 20, 2008

in Google, Internet, Portugal/Brasil

Muito se tem falado acerca da compra e venda de links que passam PageRank. Em menor escala em blogs Nacionais, mas num escala muito maior em blogs Internacionais. Infelizmente muitos webmasters continuam a escolher esta prática, para de um modo artificial dar relevância aos seus sites ignorando consequências futuras.

Já sabemos também que não é apenas o Google que condena esta prática, daí muitos dos principais motores de busca terem aderido à implementação de “nofollow” para que de certo modo, se possa separar dinheiro de relevância. Para quem estiver confortável com Inglês, recomendo a leitura do post no blog do Matt e no Blog da Central do Webmaster.

Comprar links para um site, ou mesmo entrar em esquemas de troca de links duvidosos é o mesmo que construir uma casa sem pensar nos alicerces… não vai dar bom resultado! O resultado pode apenas parecer bom inicialmente, mas a longo termo as consequências podem ser mais graves do que esperávamos, e todo o trabalho foi árduamente construído sem bases sólidas vai por água abaixo.

Não pensem que só acontece aos outros, porque os outros também pensam assim. Já me passaram pelas mãos inúmeros sites grandes e pequenos, que nunca esperava que enveredassem por esse caminho.

Mais uma vez aqui fica o conselho: Ganhem links baseados em mérito e construam o vosso trabalho em bases sólidas, pensem no futuro, com uma mente mais aberta e uma visão mais ampla. Sucesso instantâneo não existe! Comprar amigos não é uma boa política… um dia destes esses amigos vendem-vos.

Não há posts relacionados.

{ 1 trackback }

Compra de links
October 20, 2008 at 9:55 pm

{ 11 comments }

1 João Silas October 20, 2008 at 11:19 pm

Concordo, mas lanço uma outra questão…

Até que ponto o Google entende os comprados e os não comprados?

2 Pedro Dias October 21, 2008 at 8:12 am

@João Silas
Digamos que muito bem… se eu respondesse a essa pergunta mais detalhadamente estaria a revelar uma solução para enganar o Google.

3 Fábio Ricotta October 21, 2008 at 12:08 pm

Com certeza Pedro. Não sou favorável a este tipo de técnica mas fica difícil competir no mercado quando se vê vários webmasters fazendo este tipo de prática. Você sabe como eu que é uma coisa bem fácil comprar links e já ganhar links de modo natural exige tempo e dedicação no conteúdo. Acho que aí você pode distinguir profissional de SEO bom do ruim. De nada adianta pegar atalhos se lá na frente você pode sofrer a punição.

Acho que só para marcar mesmo, se alguém pretende vender links, use o nofollow, assim você mostra que a sua intenção é vender apenas um “espaço” de publicidade.

Um abraço Pedro!

4 Paulo Rodrigo Teixeira October 21, 2008 at 5:01 pm

Aproveitando o assunto…

Comprar link é muito claro que não pode, mas nos casos como dar presentes ou produtos para reviews não estão em no mesmo grupo?

Um exemplo é exigir backlinks para se ter um prêmio (ou a chance de).

Um grande abraço,

5 Fábio Ricotta October 21, 2008 at 5:18 pm

@Paulo
Aí eu discordo de você no segundo ponto. Acho que virais magníficos são feitos em promoções de backlinks. O participante não é obrigado a fazer o link, as regras do jogo é que são assim. Como em qualquer disputa de prêmios existem regras, alguns virais se usam do fato de backlinks. Eu acho errônio é pedir backlinks sem nofollow. Aí fica a cargo do usuário usar ou não nofollow. Esta liberdade é o que o usuário não pode perder.

Sobre os reviews eu não sei também… não tenho nada contra alguém te mandar um produto para você fazer um review. Ficando naquela idéia que perguntei ao Pedro no Search Masters…. aí acho que não tem problema.

Bom, são os meus pontos de vista hehe…

Abraços aos dois!

6 Pedro Dias October 21, 2008 at 5:10 pm

@Fábio Ricotta
Fábio o segredo está em pensar a longo termo, como falei comprar e/ou vender links é apostar em bases muito frágeis. A paciência e o trabalho honesto sempre serão factores recompensados.

@Paulo Rodrigo Teixeira
Sim Paulo, tudo o que não sejam links ganhos por mérito e que envolvam dinheiro caem na mesma categoria.
Você nunca deve ser forçado a linkar para ninguém, deve ser algo de sua própria iniciativa e vontade.

Um abraço aos dois

7 Pedro Dias October 21, 2008 at 5:25 pm

O Fábio tocou num ponto muito importante e que eu me esqueci de mencionar na minha resposta anterior. Tudo o que eu disse aplica-se a links que passem PageRank e sem o atributo rel=”nofollow”.

Obrigado Fábio :)

8 exit October 21, 2008 at 7:18 pm

Algumas questões, se poderem ser respondidas, claro!

Existe controlo manual, ou seja, imagina que passas por um site onde vês uma prática incorrecta, neste caso, estamos a falar na compra de links, como ages nesta situação?!

Se o controlo manual existe, como funciona?! faz parte da vossa função andar à procura de sites que pratiquem infracções?

Uma última…
Devemos nos webmasters, ajudar o google e utilizar o “report paid links” do webmaster tools? Ou devemos apostar na união e proteger os nossos negócios pessoais.
Isto por diversos motivos, o google não pode ser a única fonte de rendimentos do webmaster, se de repente muda uma regra, lá vai o nosso site parar ao fim das pesquisas, o que significa menos tráfego orgânico = menos clicks no adsense. Outra das razões será a conversão de $ para € na hora de pagar aos webmasters, estas são algumas razões para o webmaster ter sempre o pé atrás em realação ao google!

Fico por aqui, por agora!
N. Coelho
CEO – Comunidade Independente de Webmasters
mais-trafego.info

9 Pedro Dias October 21, 2008 at 8:04 pm

@exit

“Existe controlo manual, ou seja, imagina que passas por um site onde vês uma prática incorrecta, neste caso, estamos a falar na compra de links, como ages nesta situação?!”
- sim, como deves entender não vou entrar em detalhes.

“Se o controlo manual existe, como funciona?! faz parte da vossa função andar à procura de sites que pratiquem infracções?”
- sim existe controlo manual e sim faz parte da nossa função proteger a qualidade do índice.

“Devemos nos webmasters, ajudar o google e utilizar o “report paid links” do webmaster tools? Ou devemos apostar na união e proteger os nossos negócios pessoais.”

- ambos, protejam os vossos negócios sendo honestos e tornem a internet mais justa reportando práticas menos recomendadas que infrinjam as directrizes de qualidade.

10 flávio raimundo October 22, 2008 at 9:03 pm

Rapaz, esse blog tá começando a ficar parecido com o do mestre Cutts …um dia chegaremos lá
Vamos publicar Pedro, vamos debater…

11 Bruno March 17, 2009 at 7:44 pm

Comprar link além de ser uma ilusão atualmente os sites que vendem tal serviço estão ficando marcados. Aqueles que pagaram para subir vão descer agora…
Parabéns pelo blog
Abraços

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: