Porque é que o Google não certifica SEO?

December 20, 2008

in Google, SEO

Esta é mais uma daquelas perguntas que surge de vez em quando em conversas esporádicas com webmasters e profissionais de SEO.  Embora a posição do Google não esteja muito longe da minha opinião pessoal, este post pretende ser apenas isso, a minha opinão pessoal.

Todos sabemos que o Google certifica profissionais de AdWords através do GAP (Google Advertising Professional). Isto basicamente permite que qualquer pessoa ou entidade se torne um qualificado a nível individual ou de empresa para se distinguir como um profissional capacitado. Para obter este benefício, os interessados deverão passar um teste baseado no Centro de Formação do AdWords. Após este teste/exame, os que o concluírem com sucesso recebem um selo de “AdWords Qualified Professional” ou “AdWords Qualified Individual”, reconhecimento que pode tornar-se valioso quando se pretende ganhar a confiança de clientes.

Um profissional de AdWords certificado pelo Google, gere as contas dos seus clientes e faz as modificações necessárias para um maior e melhor sucesso em campanhas de publicidade, essas modificações são feitas através da consola do AdWords e têm sempre de ser aprovadas por alguém nos escritórios do Google antes de se tornarem activas.

Para além do Google não querer ter qualquer relação com práticas de optimização para motores de busca por terceiros — apenas se limitando a fornecer guias e melhores práticas como o Guia de SEO ou as Directrizes para Webmasters — SEO é algo do domínio privado/pessoal, isto é,  não existe um meio que possibilite ao Google controlar as acções tomadas no que toca aos conteúdos dos sites — ou não precisariamos de uma equipa anti-spam — uma vez que isto se tornaria também num conflito de liberdade e privacidade. O Google não pretende controlar o que os webmasters fazem nos seus sites ou sites de terceiros, mas sim apenas controlar e proteger a qualidade do nosso índice.

Imaginemos que o Google certificava alguém como profissional de SEO, após essa certificação, o Google seria em parte responsável pelas  acções e métodos de optimização executados por essa pessoa em qualquer site. Seria impossível garantir que essa pessoa jamais faria algo que infringisse as Directrizes de Qualidade do Google, ou como referi anteriormente de ter qualquer tipo de controlo sobre as acções dessa pessoa.

O Google sempre gostou de manter dinheiro separado bem longe dos resultados orgânicos, e devo dizer que isto tem permitido as Equipas de Qualidade e Webspam tratar igualmente sites de todos os tamanhos — sejam eles clientes do Google ou não — sem que ninguém nos venha pedir explicações… e antes que venham comentários sobre casos específicos ou particulares e em como “o Google foi mau para mim e não para o outro menino” lembrem-se que cada um é responsável pelas suas próprias acções, e claro que para além de ser sempre pior quando nos toca a nós, todos somos especialistas no que toca a avaliar o trabalho dos outros.

Tenham um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2009.

Não há posts relacionados.

{ 9 comments }

1 elmanufico December 21, 2008 at 11:12 am

Nice post Pedro. I had to use Google translator though as I’m still not a master of your language. The SEO level of people can therefore be seen from their references :) Hope you’ll spend great xmas holidays!

2 Pedro Dias December 21, 2008 at 12:31 pm

@elmanufico

Thank you for your comment Emmanuel. I also hope you have a great Christmas Holidays and a fantastic New Year. Take care man, and pop whenever you want, you’re always welcome :)

3 Flávio Raimundo December 21, 2008 at 10:51 pm

Muito bom o post Pedro, pena que raros…
Vamos ao debate. Por incrível que pareça concordo com você! Viu? nem sempre discordo…rs
Mas, sempre tem um mas…

Sinceramente acho que se o Google certificasse profissionais de SEO seria uma tremenda roubada, tanto para o mercado como para o Google. Pois seria humanamente e algorimicamente impossível controlar o que esses profissionais fizessem. Como é o controle do certificados do AdWords que é bem precário. Mas ao mesmo tempo acho que deveria haver uma melhor comunicação entre o Google e o mercado em geral e talvez um canal mais específico junto aos profissionais de SEO. É fato é que vem sempre a velha justificativa “não posso falar mais sobre isso, pois vai revelar aspectos do algoritmo”, mas acho que a comunicação devia ser mais clara. Por exemplo, nos últimos dias a maioria dos agregadores tomou uma “ripada” onde alguns perderam mais de 70% do tráfego. Será que esse povo, onde tem muitas empresas e empresários sérios, são spamers?. Graças a Deus não tenho nenhum agregador, nem como produto da empresa nem como cliente, pois muitos estão perdendo o sono, e as empresas! Será que se tivesse uma comunicação mais eficiente daquilo que não deve ser feito, evitaria esses casos?
É verdade que tudo no Google começou de um jeito totalmente novo e muitas vezes fazendo de uma maneira totalmente única, desde a insistência em ter uma página totalmente limpa, isenta de publicidade na forma de displays, passando pelo modo inusitado do lançamento das ações, entre muitas outras coisas, mas a comunicação entre o mercado de SEO poderia ser bem melhor!

Outro dia fiz uma metáfora, e é a terceira vez que falo assim, definindo o que é SEO, onde falo que SEO é um circulo onde as bordas é areia movediça e logo após a areia movediça está o inferno, ou seja, no começo estamos parados nesse circulo, as vezes no meio, as vezes quase nas bordas. A medida que começamos a aprender sobre SEO, começamos a nos movimentar nesse circulo, aumentando as chances de chegar às bordas, muitas vezes até intencionalmente e outras vezes indo mais além e caindo no inferno.

Uma comunicação mais clara, mais direta, sem meias verdades, evitaria muitos negócios virarem pó.

O meu mais profundo desejo de um ano novo abençoado para você e sua família e que a paz verdadeira seja uma constante em seu espírito. Para mim foi uma satisfação grande o conhecer pessoalmente! E vamos para 2009 com mais debates…

4 Fábio Ricotta December 23, 2008 at 4:34 pm

Olá Pedro!

Já discuti com vários profissionais da área sobre isto e é realmente impossível o Google tomar uma atitude destas (prover um certificado em SEO) pelos seguintes motivos:

1) SEO é engenharia reversa
2) O Google seria obrigado a abrir o seu algoritmo, senão estaria vendendo algo que não funcionaria
3) Caso as técnicas que o Google afirmasse serem verdadeiras e que melhorariam os seus rankings não funcionassem, haveria um problema gigante.

E por fim… convenhamos… é muito mais legal tentar descobrir como funciona do que ficar aprendendo em escola, vocês não acham?

Tudo de bom para você Pedro! Um grande abraço e boas festas!

5 Arthur December 26, 2008 at 7:14 pm

Concordo com que disse!
Seria impossível certificar SEO com as constantes mudanças de algoritmos e combates a spam.

Feliz Ano Novo!

6 Mario Andrade December 30, 2008 at 10:39 pm

Embora o Google não certifique o SEO directamente faz por outras vias como certificação para Google Analytics e Google Adwords. Não sei se existem mais mas são certificações de ferramentas directamente ligadas ao seo.

Portanto de certa forma o Google certifica profissionais de SEO visto que são estes os que mais benificiam em ter certificação nas ferramentas que indiquei

7 Pedro Dias December 31, 2008 at 12:24 am

@Mario Andrade

Olá Mário,
O que refere são coisas totalmente distintas, como referi AdWords não faz parte de acções de SEO mas sim de SEM (search engine marketing) e o Analytics é apenas uma ferramenta de monitorização que não interfere com o conteúdo de um site.
Ambas as ferramentas não fazem alterações físicas no conteúdo de um site e SEO é algo que acontece físicamente no seu site.

Como referi o Google certifica profissionais de AdWords e de Analytics, mas isso não quer dizer que as pessoas certificadas nestas ferramentas sejam certificadas em SEO pelo Google.

8 Fábio Ricotta January 2, 2009 at 10:43 am

E só reforçando o que o Pedro disse acima, ser certificado Adwords ou Analytics não garante que o seu serviço de SEO é de qualidade.

9 Pablo Almeida July 24, 2009 at 3:21 pm

Concordo com o comentário do Fabio acima!

Tenho testemunhado muitos casos aqui no Brasil de profissionais que estão se aproveitando dessas 2 certificações para vender SEO. É um risco para o cliente, isso é ele que decide!

Sobre a possibilidade de certificações na área de SEO, passo concordar que isso realmente não seria a saída ideal para que o mercado de Search melhorasse.

Belíssimo post, Pedro!

Forte abraço!

Ah sim…Feliz Natal e feliz 2009 atrasados! :P

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: